Acabou a bateria do celular? Recarregue com sua própria urina!

http://i0.wp.com/www.zunkabitz.com/wp-content/uploads/2013/07/samsthumbnail.jpg?w=1050

Cientistas britânicos conseguiram recarregar um Smartphone utilizando células de combustível microbianas. E a fonte de energia está em cada um de nós.

Em uma época onde o assunto reciclagem está cada vez mais em evidência, que tal recarregar o celular sem utilizar energia elétrica e sim a sua própria urina? É isso mesmo que você leu. Mas calma lá, não é pra fazer xixi no seu telefone!

recarregar celular com urina

Uma equipe de cientistas da Bristol Robotics Laboratory vem trabalhando há um tempo em sua versão de célula combustível microbial (CCM ou MFC – Microbial Fuel Cell no original), um conceito de décadas atrás mas que nunca conseguiu se tornar comercialmente viável. A CCM usa bactérias para decompor material orgânico e gerar energia. As bactérias, porém, precisam de um tipo específico de “alimento” para gerar uma quantidade útil de energia elétrica, e a equipe acredita que a urina humana seria o alimento ideal. De acordo com o líder da equipe, Dr. Ioannis Ieropoulos, a urina é rica em atividade química e nitrogênio, e também possui compostos como ureia, cloreto, potássio e bilirrubina, o que a torna um prato cheio para a CCM.

Nos últimos dias a equipe teve sucesso: apesar da CCM ainda não produzir um alto nível de energia, foi possível recarregar um Samsung o suficiente para usar o aparelho.

recarregar celular com urina

O líder da equipe comenta: “Até agora, a quantidade de energia que conseguimos gerar com a CCM é suficiente para permitir o envio de mensagens de texto, navegação na Internet e fazer um rápido telefonema. Fazer uma chamada em um telefone celular consome uma grande energia, mas estamos trabalhando para conseguir carregar a bateria com energia suficiente para o uso total do aparelho. O conceito foi testado e funciona, agora é desenvolver o processo”.

Esse é definitivamente um grande avanço, principalmente para locais como áreas rurais e mercados emergentes onde as fontes de energia podem ser limitadas. Parte do financiamento para esse trabalho veio da Bill and Melinda Gates Foundation. O time vê potencial também para trabalhar com iluminação, aparelhos de barbear e dispositivos similares.

recarregar celular com urina

Saiba que essa não é a única maneira de gerar energia através da urina. É possível também usar a eletrólise para gerar combustível em forma de hidrogênio, porém possui dois grandes problemas: 1) hidrogênio é explosivo; 2) é preciso uma grande quantidade de energia para dividir as móleculas de hidrogênio.

No vídeo abaixo o Dr. Ioannis mostra as instalações e fala mais sobre o projeto:

Fonte: GigaOm

 

Você já segue o Zunkabitz no Twitter, Facebook e Google+?! Segue aí :D

Existem 2 comentários

Participe e deixe o seu comentário!

Comentar


*